Descrição
DESTINATÁRIOS
- Fisioterapeutas; Osteopatas.
- Profissionais de Educação Física e Fitness;
- Estudantes de Fisioterapia, Osteopatia e estudantes de Desporto.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Preparar os formandos para selecionar e aplicar os exercícios de Pilates no solo em padrões normais de movimento e em situações de patologia.
- Dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na aplicação dos 20 Exercícios de Pilates Matwork I.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os princípios de MatWork I.
- Incorporar os 5 elementos-chave nos exercícios Pilates MatWork l.
- Apreender os 20 exercícios base no solo.
- Aplicar os exercícios de Pilates MatWork I em contexto terapêutico e desportivo.
- Aprender estratégias de progressão/regressão e metodologia de ensino em cada exercício.
- Aplicar nos diversos exercícios pequenos equipamentos (Fitness circle, Soft ball, Theraband; Fit Ball, Foam Roller; Bosu)
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- História e evolução do Método de Pilates
- Biomecânica aplicada ao Pilates MatWork I (evidência científica e cadeias musculares)
- Princípios de Pilates e os 5 elementos-chave
- 20 Exercícios do Pilates no solo:
- Modo de execução de cada exercício e seu contexto de aplicação
- Indicações e contraindicações de cada exercício
- Metodologia de ensino em cada exercício (comando verbal, imagem visual, entre outras)
- Cuidados a ter na execução técnica do exercício.
- Modificações dos exercícios: progressão e aplicação de pequenos materiais.
- Aplicação prática em diferentes contextos na área de reabilitação e na área desportiva.
Total de horas: 16 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A Avaliação dos Formandos será realizada tal como está previsto neste tipo de ações. Assim, a avaliação será concretizada em quatro momentos essenciais: diagnóstico inicial das competências dos formandos; avaliação formativa.
- No início do curso, a avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permite ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo. Esta não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante a ação, vamos recorrer a atividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem, que serve fundamentalmente para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de formação permitindo desta forma fazer ajustes ao longo do percurso formativo. Esta avaliação será realizada através de atividades propostas ao longo da formação.
- No final do curso, os formandos atingiram os objetivos definidos para a ação em questão.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação dos formandos com a formação ministrada, ou avaliar o processo de formação para efeitos de balanço no que se refere aos conteúdos programáticos, ao desempenho do formador, à atitude da entidade formadora, aos recursos postos à disposição da entidade formadora e aos recursos postos a disposição da formação, à aplicação dos conhecimentos adquiridos e competências praticas adquiridas.
A assiduidade desta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso.
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação
A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: tapetes, toalhas, fitness circle, soft ball, theraband; fit ball, foam roller; bosu; 1 marquesa.