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Curso de Candle Massage – Massagem Lomi-Lomi Terapêutica

195.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para realizar uma Candle Massage associada à Massagem Lomi-Lomi para a promoção de relaxamento e bem-estar, de forma autónoma, respeitando aos princípios éticos que regem a atividade. Adquira ainda conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na Candle Massage

Destinatários:

  • Multidisciplinar:
    • Profissionais de Saúde, Profissionais de Educação Física e Fitness, Profissionais de Estética que não possuam competências técnicas nesta área de atuação ou que pretendam o seu aperfeiçoamento.
    •  Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 9ªano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso. Público em geral que tenha interesse/vocação na temática do curso de massagem relacionada com a promoção da qualidade da saúde.
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Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Aplicar a Candle Massage associada à Massagem Lomi-Lomi para a promoção de relaxamento e bem-estar.
  2. Dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na aplicação da massagem referida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Conhecer o sistema tegumentar e muscular superficial.
  2. Dominar o método de aplicação das velas em massagem;
  3. Conhecer as manobras da Massagem Lomi-Lomi e repetivas sequências de aplicação nas diversas regiões corporais.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Fundamentos anatomofisiologia
  2. Fundamentos e técnicas
  3. Candle Massage/Massagem Lomi-Lomi – procedimentos de preparação, execução e finalização

Total de horas:  16 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação

Material de apoio/equipamentos: marquesas, papel de marquesa, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base velas massagem.

Informação adicional

Duração

16

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

3,2 UC