ga('send', 'pageview');
a

Do what you love, Love what you do.

Últimas Noticias

Blog

Benefícios do pilates: porque tem mesmo de o praticar

À primeira vista, parece simples e pouco exigente. Mas quando o praticamos percebemos que, afinal, é muito mais do que isso. Exige concentração, q.b. de equilíbrio e outra boa dose de flexibilidade.

Não tem nada disto? Não se preocupe. Um dos muitos benefícios do pilates é precisamente trabalhar e apurar estas valências.

UMA TÉCNICA SEMPRE ATUAL

No início do século XX, Joseph Pilates desenvolvia uma nova técnica: o pilates. Tratava-se de um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Hoje em dia, o método permanece na ribalta, e são várias as pessoas que se tornaram adeptas graças aos visíveis benefícios do pilates na saúde.

Para o fundador, o core era visto como o centro de gravidade do corpo, sendo, por isso, a parte mais importante e a qual devia ser fortalecida através da prática da modalidade. Isto porque são os músculos que constituem o core que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Trabalhando-os, as vantagens são várias: músculos mais fortes e definidos, mais flexibilidade e melhor postura e sensação de bem-estar.

COMO SE PRATICA?

O pilates pode ser praticado tanto em casa como fora. Basta, para isso, ter um tapete de exercício e, para uma melhor orientação, um livro ou vídeo com indicação das posições a realizar; ou, caso prefira, praticá-lo com um instrutor de pilates. Contudo, existe uma vertente desta modalidade em que são utilizados aparelhos específicos para um melhor e mais profundo alongamento. Nestes casos, é importante procurar um estúdio ou um ginásio que contenha esta especialidade, com técnicos com conhecimento para o realizarem.

Mas em ambas as vertentes, há sempre algo em comum: a junção de exercícios de ioga, artes marciais e meditação, com a respiração a desempenhar um papel preponderante. É assim que se pratica pilates.

BENEFÍCIOS DO PILATES

A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do pilates não se ficam por aqui. Ele melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores de costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca. Conheça outros benefícios do pilates e, a bem da sua saúde e bem-estar, pratique-o.

1. Aumenta a densidade óssea
O osso, tal como o músculo, “é um tecido dinâmico e responde a exercícios de resistência e de sustentação de peso”, explica-se no site LiveStrong. Este tipo de exercícios envolve os músculos, puxando o osso para criar tensão, o que o fortalece. No pilates, estes exercícios são comuns, quando praticado com o auxílio de bandas de resistência e aparelhos específicos.

2. Auxilia na perda de peso
Com a prática regular, um dos benefícios do pilates relaciona-se com a perda de peso e o aumento da massa muscular.

3. Mais flexibilidade
Se tem pouca flexibilidade, não desista logo à primeira e seja resiliente com o pilates. A sua flexibilidade muscular vai aumentar, assim como a mobilidade das articulações, o que diminui a probabilidade de lesões.

4. Alivia as dores de costas
Por ter como base o alongamento, o pilates pode ajudar a atenuar dores nas costas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, o grupo de participantes nesta pesquisa que sofria de dores lombares sentiu um alívio significativo das mesmas após realizar um programa de pilates durante quatro semanas.

Tal acontece por esta técnica fortalecer o núcleo de músculos que apoia as costas, mantendo-nos alinhados. Mas atenção: nem todos os tipos de dor de costas podem usufruir destes benefícios do pilates. Por isso, é importante consultar primeiro o seu médico e perceber se é vantajoso para o seu caso.

5. Melhora a postura
Passamos a maior parte do dia sentados — e mal sentados — e grande parto do tempo de olhos postos nos smartphones, o que leva a que os ombros estejam tendencialmente encurvados. Tudo isto se reflete na postura, o que pode criar desequilíbrios musculares.

O pilates pode ajudar a reverter os efeitos desses maus hábitos, criando uma melhor simetria e equilíbrio muscular.

6. Aumenta a boa disposição
Aquando da prática do pilates, a respiração e a circulação sanguínea são melhoradas. Desta forma, a vitalidade aumenta, bem como a sensação de boa disposição.

7. Reduz o stress
No pilates, a respiração tem um papel preponderante, sendo, por isso, essencial que seja realizada corretamente, pois ajuda a executar os movimentos com mais eficiência. Além de tudo isto, a respiração praticada em pilates ajuda-o a reduzir os níveis de stress.

Fontes utilizadas:
VidaAtiva.pt | LiveStrong.com | Pilates.com | WebMD.com | WebMD.com | JOSPT.org

Sara Moreira

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.