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Um novo ano, ou um bom pretexto para repensarmos a nossa alimentação…e não só

Vamos fazer das decisões de ano novo uma efetiva mudança na forma como comemos, com mais equilíbrio, menos dependente de alimentos processados. Uma nova vida à mesa que só tem a ganhar se lhe juntarmos a atividade física.

Este é um bom momento para iniciar a prática de uma alimentação equilibrada. Mais do que saudável, há que reter a palavra equilíbrio. Esta última, significando porções à mesa de acordo com as nossas reais necessidades alimentares. Menos proteína animal, mais vegetais e leguminosas, ervas aromáticas, massas e arrozes integrais. Menos alimentos açucarados, mais fruta também ela naturalmente doce.

Neste sentido, deixamos algumas regras (muito simples) de como pode fruir no prato e fora dele a nova estação.

Sempre a mexer

Além da alimentação, é preciso comprometer-se com um exercício físico moderado mas regular. Caminhadas ao ar livre (não contam as deslocações dentro de superfícies comerciais), uns passos de dança ao fim do dia e subir – sempre – escadas (vá, dois ou três andares não custa assim tanto), esquecendo o elevador, são alguns exemplos. Meia hora de exercício por dia vai fazer mudar-lhe a disposição e aumentar-lhe a resistência.

correr

Cinco por dia

Há que deixar salgadinhos, bolos e bebidas alcoólicas de lado e passar a consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia. Por porção entende-se uma peça de fruta como, por exemplo, uma maçã, ou 60 a 100 gramas de vegetais, como brócolos ou alface. O consumo recomendado de pelo menos cinco doses de alimentos de origem vegetal está ligado à prevenção de inúmeras doenças, como obesidade, problemas cardíacos, tensão alta, etc.

Dois conselhos: Se comer a fruta com a casca, aumenta a ingestão de fibras. Ao cozer os legumes a vapor, conserva maior quantidade de vitaminas.

figos

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/

Sara Moreira

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