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Workshop Materiais do treino funcional: Treino em Suspensão

57.50

Adquira conhecimentos teóricos e científicos para planear e liderar o ensino de exercícios/treino em suspensão

Este Workshop faz parte integrante do MASTER EM EQUIPAMENTOS DO TREINO FUNCIONAL podendo frequentar como workshop ou no conjunto do Master

Destinatários

  1. Profissionais de Educação Física e Fitness;
  2. Profissionais de Saúde que não possuam competências técnico-profissionais nesta área de atuação ou caso possuam que pretendam o seu aperfeiçoamento e/ ou reciclagem;
  3. Portadores de cédula profissional;
  4. Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso;
  5. Público em geral que tenha interesse/apetência para a temática de musculação e cardiofitness e pretendam adquirir formação.
REF: suspensao Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos, capacidades e competências para planear e liderar o ensino de exercícios/treino em suspensão

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Aprender e compreender normas de segurança e aplicações práticas do TRX
  2. Aprender qual a origem e as caraterísticas do treino em suspensão
  3. Conhecer a anatomia do Trx, Set Up e ancoragem
  4. Dominar procedimentos, posições corporais e princípios de progressão
  5. Capacitar os formandos para o planeamento/regressões e progressões de exercícios ajustando o treino aos diferentes níveis de condição Física.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Normas de segurança, aplicações práticas do TRX, origem e as caraterísticas do treino em suspensão
  2. Anatomia do Trx, Set Up e ancoragem
  3. Procedimentos, posições corporais e princípios de progressão: aplicações práticas
  4. Planeamento/regressões e progressões de exercícios ajustando o treino aos diferentes níveis de condição Física.

Total de horas:  5 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Momentos e metodologias de avaliação:

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.

No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: TRX.

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Informação adicional

Duração

5 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral