a

Do what you love, Love what you do.

Últimas Noticias

 

Cursos

Do what you love, love what you do.

Workshop Materiais do treino funcional: Bosu

57.50

Capacita profissionais para conceber e preparar planos de Treino utilizando as técnicas de Bosu.

Este Workshop faz parte integrante do MASTER EM EQUIPAMENTOS DO TREINO FUNCIONAL podendo frequentar como workshop ou no conjunto do Master

Destinatários

  1. Profissionais de Educação Física e Fitness;
  2. Profissionais de Saúde que não possuam competências técnico-profissionais nesta área de atuação ou caso possuam que pretendam o seu aperfeiçoamento e/ ou reciclagem;
  3. Portadores de cédula profissional;
  4. Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso;
  5. Público em geral que tenha interesse/apetência para a temática de musculação e cardiofitness e pretendam adquirir formação.
REF: bosu Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos teóricos e científicos sobre o treino com Bosu
  2. Aprender estratégias de treino e metodologias de ensino utilizando o Bosu

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Aprender conhecimentos teóricos/científicos e aplicações práticas do treino utilizando a plataforma instável Bosu
  2. Aprender princípios de segurança, posições corporais, explorando diferentes exercícios, envolvendo o trabalho integrado onde todo o corpo está em movimento
  3. Aprender e dominar as variáveis que afetam o equilíbrio
  4. Aprender como progredir e como regredir os exercícios para dar resposta aos diferentes níveis de condição física e saúde e diferentes objetivos
  5. Aprender a planear e ensinar treino utilizando a plataforma instável

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Conteúdos teóricos e científicos sobre o treino com  Bosu – 1 h
  2. Princípios de segurança, posições corporais, variantes que afetam o equilíbrio – 1h
  3. Progressões e regressões dos exercícios e como planear um treino – 2h
  4. Exercícios para o trabalho da força resistente do “core” – 1h
  5. Função de professor no planeamento/ liderança/ensino dos exercícios – 1h

Total de horas:  5 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Momentos e metodologias de avaliação:

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.

No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Sistema de som + microfone mãos livres (Fitness), Bosu´s.

Quero inscrever-me!

Informação adicional

Duração

5 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral