a

Do what you love, Love what you do.

Últimas Noticias

 

Cursos

Do what you love, love what you do.

MASTER em equipamentos do treino funcional

285.00

Destinatários:

  • Profissionais de Educação Física e Fitness;
  • Profissionais de Saúde que não possuam competências técnico-profissionais nesta área de atuação ou caso possuam que pretendam o seu aperfeiçoamento e/ ou reciclagem;
  • Portadores de cédula profissional;
  • Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso;
  • Público em geral que tenha interesse/apetência para a temática de musculação e cardiofitness e pretendam adquirir formação.
REF: treino-funcional Categoria: Etiqueta:

Descrição

O Formando poderá frequentar os diferentes Módulos em formato de Workshop individualmente. Consulte-nos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos teóricos e científicos sobre o treino com diversos equipamentos utilizados em treino funcional.
  2. Aprender estratégias de treino e metodologias de ensino utilizando os diversos equipamentos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar princípios de segurança, posições corporais, explorando diferentes exercícios para diferentes objetivos e níveis de condição Física
  2. Aprender e dominar tecnicamente os exercícios
  3. Aprender a planear (regressões e progressões) e a liderar o ensino de treinos com diferentes equipamentos de treino funcional.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. o  M1: Bosu
    1. Aplicações práticas do treino utilizando a plataforma instável  Bosu.
    2. Princípios de segurança, posições corporais, explorando diferentes exercícios, envolvendo o trabalho integrado onde todo o corpo está em movimento
  2. M2:  Battle ropes
    1. Conceito do treino com Battle rope e aplicações práticas.
    2. Exercícios para desenvolvimento da componente cardiorrespiratória.
    3. Exercícios práticos para o trabalho da força resistente dos diferentes segmentos corporais.
    4. Função de professor no planeamento/ liderança/ensino dos exercícios
  3.  M3: Equalizer
    1. Conceito do treino com Equalizer e aplicações práticas.
    2. Exercícios para desenvolvimento da componente cardiorrespiratória.
    3. Exercícios práticos para o trabalho da força resistente dos diferentes segmentos corporais.
    4. Função de professor no planeamento/ liderança/ensino dos exercícios
  4. M4: Bolas de Instabilidade
    1. Princípios de segurança, posições corporais, explorando diferentes exercícios para diferentes objetivos e níveis de condição Física
    2. Exercícios práticos para o trabalho da força resistente dos diferentes segmentos corporais.
    3. Função de professor no planeamento/ liderança/ensino dos exercícios
  5. M5: Treino Suspensão
    1. Normas de segurança, aplicações práticas do TRX, origem e as caraterísticas do treino em suspensão
    2. Anatomia do Trx, Set Up e ancoragem.
    3. Procedimentos, posições corporais e princípios de progressão: aplicações práticas
    4. Planeamento/regressões e progressões de exercícios ajustando o treino aos diferentes níveis de condição Física.
  6. M6: Kettlebell
  7. Conceito do treino com Kettlebell e aplicações práticas.
  8. Exercícios para desenvolvimento da componente cardiorrespiratória.
  9. Exercícios práticos para o trabalho da força resistente dos diferentes segmentos corporais.
  10. Função de professor no planeamento/ liderança/ensino dos exercícios

Total de horas:  30 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Fitball, Ballast Ball, Soft Ball, Bosus, Kettlebell, TRX, equalizer e battle ropes.

Informação adicional

Duração

30 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

6 UC