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Massagem para bebés

195.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para aplicar corretamente técnica de massagem para bebes de forma a obter efeitos desejados.

Destinatários

  • Profissionais de Saúde, Profissionais de Educação Física e Fitness, Profissionais de  Estética que não possuam competências técnicas nesta área de atuação;
  • Público em geral que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso.
  • Público em geral que tenha interesse/vocação na temática do curso de massagem
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Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Aplicar corretamente técnica de massagem para bebes de forma a obter efeitos desejados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Adquirir conhecimentos, capacidades e competências sobre os efeitos, benefícios, indicações e contra-indicações da aplicação da massagem para bebés.
  2. Identificar os procedimentos respeitar desde a preparação à aplicação pratica na massagem para bebés.
  3. Conhecer os componentes da massagem.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

 

  1. História da massagem para bebés e do toque nas diferentes culturas
  2.  O toque
    1. Benefícios do toque para bebés, pais/cuidadores
    2. Efeitos positivos, clínicos e físicos.
    3. Indicações e contraindicações da aplicação da massagem;
  3. Componente prática para realizar a massagem
    1. Preparação do ambiente;
    2. Posicionamento usado para realizar massagem;
  4. Óleos a utilizar na massagem infantil
  5. O Choro e as Cólicas
  6. Aplicação prática das manobras específicas
    1. Sequência base da massagem para as diferentes regiões corporais;
    2. Sequência de massagem específica para a cólicas:

 

Total de horas:  16 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos fundamentais para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Momentos e metodologias de avaliação:

 

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

• Avaliação diagnóstica: não carece de classificação

• Avaliação formativa (40%):

  • 5% Assiduidade;
  • 5% Pontualidade;
  • 5% Participação;
  • 5% Espirito de Equipa;
  • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;

•  Avaliação sumativa (60%):

  • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

No que respeita ao critério assiduidade este constitui um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas e evidenciadas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação).

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Colchoes, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem.

Informação adicional

Duração

16

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

5 UC