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Curso de Massagem com Pindas

195.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para aplicar corretamente técnica de massagem com Pindas de forma a obter efeitos desejados.

Destinatários

  • Profissionais de Saúde, Profissionais de Educação Física e Fitness, Profissionais de  Estética que não possuam competências técnicas nesta área de atuação;
  • Público em geral que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso.
  • Público em geral que tenha interesse/vocação na temática do curso de massagem
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Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Aplicar corretamente técnica de massagem com Pindas de forma a obter efeitos desejados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Adquirir conhecimentos, capacidades e competências sobre os efeitos, benefícios, indicações e contra-indicações da aplicação das pindas
  2. Identificar os procedimentos respeitar desde a preparação à aplicação pratica da massagem com Pindas.
  3. Conhecer os componentes da massagem.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

I – Principios da massagem com Pindas

  • O conceito e principios das pindas na massagem;
  • Diferentes tipos de pindas usadas suas principais vantagens e desvantagens.
  • Preparação e execução de diferentes Pindas mediante diferentes, indicações, contraindicações terapêuticas e efeitos.
  • Identificar os três tipo de Pindas: Podikizhi; Eladikizhi e Navarakizhi

II – Componente prática

  • Procedimentos de preparação, execução e finalização da massagem
  • Componentes específicos da massagem;
  • Posicionamento do terapeuta;
  • Material necessário para executar a sessão de massagem com Pindas;
  • Sequência de massagem geral utilizando as Pindas.

 

Total de horas:  16 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos fundamentais para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Momentos e metodologias de avaliação:

 

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

• Avaliação diagnóstica: não carece de classificação

• Avaliação formativa (40%):

  • 5% Assiduidade;
  • 5% Pontualidade;
  • 5% Participação;
  • 5% Espirito de Equipa;
  • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;

•  Avaliação sumativa (60%):

  • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

No que respeita ao critério assiduidade este constitui um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas e evidenciadas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação).

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Marquesas, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem; Kit Pindas.

Informação adicional

Duração

16

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

5 UC