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Curso Pilates Mat Work I

195.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para a avaliação/tratamento fisioterapêutico e prescrição de exercício perante uma patologia/lesão músculo-esquelética

Destinatários:

  • Profissionais de Educação Física e Fitness;
  • Profissionais de Saúde que não possuam competências técnico-profissionais nesta área de atuação ou caso possuam que pretendam o seu aperfeiçoamento e/ ou reciclagem;
  • Portadores de cédula profissional;
  • Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12ªano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos na área temática do curso;
  • Público em geral que tenha interesse/apetência para a temática de musculação e cardiofitness e pretendam adquirir formação.
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Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Preparar os formandos para selecionar e aplicar os exercícios de Pilates no solo em padrões normais de movimento e em situações de patologia
  2. Dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os efeitos, benefícios, indicações e contraindicações a respeitar na aplicação dos Exercicios de Pilates Matwork I Voll

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar os princípios de Pilates Pilates Matwork I Voll.
  2. Incorporar os 5 elementos chave nos exercícios Pilates Matwork I Voll.
  3. Apreender os 20 exercícios base no solo.

     

  4. Aplicar os exercícios de Pilates Matwork I Voll em contexto terapêutico e desportivo.

     

  5. Aprender estratégias de progressão e metodologia de ensino em cada exercício.
  6. Aplicar nos diversos exercícios pequenos equipamentos (Fitness circle, Soft ball, Theraband; Fit Ball, Foam Roller; Bosu)

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1.  História e evolução do Método de Pilates
  2. Biomecânica aplicada ao Pilates Matwork I Voll (evidência científica e cadeias musculares)

     

  3. Princípios de Pilates e os 5 elementos chave
  4. 20 Exercícios do Pilates no  solo:
    1. Modo de execução de cada exercício e seu contexto de aplicação
    2. Indicações e contraindicações de cada exercício
    3. Metodologia de ensino em cada exercício (comando verbal, imagem visual, entre outras)
    4. Cuidados a ter na execução técnica do exercício
    5. Modificações dos exercícios: progressão e aplicação de pequenos materiais.
    6. Aplicação prática em diferentes contextos na área de reabilitação e na área desportiva.

       

Total de horas:  16 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos e demonstrativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A Avaliação dos Formandos será realizada tal como está previsto neste tipo de ações. Assim, a avaliação será concretizada em quatro momentos essenciais: diagnóstico inicial das competências dos formandos; avaliação formativa.

· No início do curso, a avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permite ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo. Esta não tem qualquer intenção classificativa.

· Durante a ação, vamos recorrer a atividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem, que serve fundamentalmente para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de formação permitindo desta forma fazer ajustes ao longo do percurso formativo. Esta avaliação será realizada através de atividades propostas ao longo da formação.

· No final do curso, os formandos atingiram os objetivos definidos para a ação em questão.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação dos formandos com a formação ministrada, ou avaliar o processo de formação para efeitos de balanço no que se refere aos conteúdos programáticos, ao desempenho do formador, à atitude da entidade formadora, aos recursos postos à disposição da entidade formadora e aos recursos postos a disposição da formação, à aplicação dos conhecimentos adquiridos e competências praticas adquiridas.

A assiduidade desta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso.

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

As salas de formação teórica e prática têm capacidade adequada ao número dos Formandos e esta devidamente equipada com o material necessário em cada sessão. Têm temperatura e luz adequadas a um ambiente de aprendizagem. Estas possuem dimensões que possibilitem uma boa distribuição e utilização de equipamentos. Possuem ainda boas condições acústicas, evitando a possibilidade de existência de perturbações à formação

A sala de formação teórica possui uma área total de 31 m2, e esta possui quadro branco vídeo-projetor, mesas e cadeiras suficientes até 15 formandos Material prático necessário: tapetes, toalhas, fitness circle, soft ball, theraband; fit ball, foam roller; bosu; 1 marquesa.

Informação adicional

Duração

16 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

3,2 UC