a

Do what you love, Love what you do.

Últimas Noticias

 

Cursos

Do what you love, love what you do.

Curso Metodologia Body and Mind

345.00

Adquira conhecimentos e capacidades para o ensino de aulas Body & Mind.

Destinatários:

  • Licenciados em Desporto e Educação Física;
  • Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade;
  • Portadores de cédula de técnico de exercício físico;
  • Técnicos de saúde;
  • Licenciados em Fisioterapia.
REF: body-mind Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos e capacidades para o ensino de aulas Body & Mind

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Caraterizar a área e as aulas de Body & Mind.
  2. Identificar os objetivos de treino nas aulas de Body & MInd, utilizando as técnicas adequadas o desenvolvimento das mesmas.
  3. Aplicar técnicas para o desenvolvimento da força, flexibilidade ou equilíbrio, adequadas para um trabalho de Body & Mind.
  4. Identificar quais os elementos de variação da intensidade e da complexidade dos exercícios.
  5. Executar o alinhamento neutro e exercícios de consciencialização postural de diferentes posições (bípede, deitado, sentado e quatro apoios).
  6. Aplicar técnicas de respiração e identificar os seus objetivos.
  7. Aplicar técnicas de relaxamento e identificar seus objetivos.
  8. Aplicar técnicas de concentração e meditação e identificar seus objetivos.
  9. Aplicar técnicas para promover o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
  10. Planear e orientar uma aula de Body & Mind.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Objetivos de treino nas aulas de Body & Mind;
  2. Materiais e equipamentos;
  3. Interpretação musical;
  4. Técnicas para o desenvolvimento da força, flexibilidade e equilíbrio nas aulas de Body & Mind;
  5. Técnicas para o desenvolvimento postural e para a consciencialização corporal;
  6. Técnicas de respiração, de relaxamento, de concentração e de meditação;
  7. Técnicas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
  8. Estrutura e planeamento das aulas de Body & Mind;
  9. Intervenção pedagógica nas aulas de Body & Mind;

Total de horas:  50 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos, demonstrativos  e interrogativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Sistema de som; colchões; elásticos/bandas elásticas; barras de equilíbrio; plataformas/materiais de instabilidade (Bosu/bola de fitball/bola de pilates).

Informação adicional

Duração

50 Horas

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

10 UC