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Curso de Streching e Massagem Express

315.00

Adquira conhecimentos e capacidades para planear e ensinar uma sequência de alongamentos de acordo com as necessidades/objetivos de um praticante de atividade física e desportiva, que o preparam para conseguir realizar com sucesso sequências de Massagens Express de acordo com os objetivos de um praticante de atividade física e desportiva;

Destinatários:

  • Licenciados em Desporto e Educação Física; Portadores de Cédula de Técnico de Exercício Físico;
REF: streching-massagem Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos e capacidades para planear e ensinar uma sequência de alongamentos de acordo com as necessidades/objetivos de um praticante de atividade física e desportiva;
  2. Realizar uma sequência de Massagem Express de acordo com os objetivos de um praticante de atividade física e desportiva;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Conhecer a diferença entre flexibilidade e alongamentos;
  2. Distinguir os diferentes tipos de alongamentos;
  3. Identificar a função dos fusos neuromusculares, órgão tendinoso de Golgi e recetores articulares;
  4. Reconhecer, executar e ensinar diferentes tipos de exercícios de alongamentos para os principais grupos musculares;
  5. Conhecer as manobras da Massagem utilizadas na massagem Express após sessão de streching.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Stretching 
    1. Conceitos teóricos sobre flexibilidade e alongamento
    2. Fatores que condicionam a flexibilidade/alongamento
    3. Tipos de alongamento e seus efeitos
    4. Mobilidade articular das principais articulações
  2. Alongamento para os músculos:
    1. membros superiores e cintura escapular
    2. membros inferiores e cintura pélvica
    3. Estrutura e planeamento de uma aula de Stretching/alongamentos assistidos
    4. Intervenção pedagógica na liderança de uma aula de grupo
  3.  Definição e conceitos base da massagem de Express.
  4. Conhecimento das indicações, contraindicações terapêuticas e efeitos da massagem
  5. Procedimentos de preparação, execução e finalização da massagem. Execução de técnicas de massagem express.
  6. Relação da aromoterapia e da termoterapia com o alongamento e massagem de express; Sequência de massagem express.

Total de horas:  35 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos, demonstrativos  e interrogativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: Sistema de som + microfone mãos livres (fitness), colchões, , toalhas turcas, antisséptico, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem, óleos essenciais, bolsas de termoterapia.

Informação adicional

Duração

35

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

10 UC