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Curso de Reflexologia Podal

155.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para realizar sessões de Reflexologia Podal, de forma autónoma, respeitando aos princípios éticos que regem a atividade. Adquira ainda conhecimentos sólidos nas áreas reflexas específicas dos pés e sua interacção com órgãos e estruturas específicas do corpo humano.

Destinatários:

  • Multidisciplinar:
    • Profissionais de Saúde;
    • Profissionais de Educação Física e Fitness;
    • Profissionais de Estética que não possuam competências técnico-profissionais nesta área ou caso possuam pretendam o seu aperfeiçoamento e/ou reciclagem;
    • Público em geral, com escolaridade mínima ao nível do 9ªano de escolaridade, que pretenda adquirir conhecimentos nesta área;
    • Público em geral que tenha interesse/apetência para esta área e pretendam adquirir formação.
REF: Reflexologia-Podal Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Capacitar os formandos para a realização de uma sessão de Reflexologia Podal, obedecendo aos princípios éticos que regem a atividade.
  2. Dotar o formando de conhecimentos sólidos nas áreas reflexas específicas dos pés e sua interacção com órgãos e estruturas específicas do corpo humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Favorecer o conhecimento das técnicas de desbloqueio, formas de pressão e áreas reflexas dos pés.
  2. Avaliação e prescrição do tratamento reflexológico.
  3. Contextualização através de casos práticos.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1.  Definição e conceitos base da massagem e reflexologia podal.
  2. Aromaterapia associada à reflexologia podal.
  3. Indicações, contra indicações terapêuticas e efeitos da reflexologia podal.
  4. Procedimentos de preparação, execução e finalização da massagem
  5. Componentes específicos da massagem
  6. Posicionamento do terapeuta
  7. Duração da massagem e frequência das sessões
  8. Material necessário para executar a sessão de reflexologia podal
  9. Protocolos de aplicação da Reflexologia Podal

Total de horas:  16 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos: marquesas, papel de marquesa, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem, óleos essenciais.

Informação adicional

Duração

16

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

3,2 UC