Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Habilitar os formandos com conhecimentos que lhes permitam prestar a primeira assistência, a vítimas de acidente ou de doença, até à chegada dos meios de socorro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Descrever o funcionamento do sistema integrado de emergência médica (SIEM);
- Reconhecer a organização do socorro;
- Identificar a anatomia e fisiologia do corpo humano;
- Identificar situações de obstrução da via aérea e executar manobras de desobstrução;
- Identificar situações de paragem cardiorrespiratória e executar manobras de suporte básico de vida;
- Identificar os principais sinais e sintomas em situações de trauma;
- Executar os passos do exame da vítima;
- Colocar corretamente uma vítima em posição lateral de segurança no momento adequado;
- Administrar corretamente os cuidados adequados a cada situação;
- Executar técnicas de imobilização em situações de suspeita de fratura de ossos;
- Conhecer a atuação perante insolações e queimaduras;
- Atuar eficazmente perante uma situação de envenenamento;
- Controlar eficazmente uma hemorragia.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Sistema Integrado de Emergência Médica
- Princípios gerais do socorrismo
- O socorrista
- Plano de ação
- Exame Geral da Vítima
- Exame primário
- Exame secundário
- Suporte Básico da Vida
- Abordagem da Via Aérea
- Reanimação no adulto
- reanimação na criança
- Casos especiais
- Posição Lateral de Segurança
- Exercícios de simulação prática
- Hemorragias
- Conceito
- Classificação
- Sintomatologia
- Como atuar
- Exercícios práticos
- Estado de Choque
- Conceito
- Causas
- Sintomatologia
- Feridas e Queimaduras
- Conceito
- Tipos de feridas
- Graus de queimaduras
- Como atuar
- Asfixia e obstrução da via aérea
- Anatomia das vias aéreas
- Conceito
- Causas Comuns
- Como atuar
- Intoxicações
- Conhecer a linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV)
- Que dados fornecer ao CIAV?
- O que fazer?
- Emergências médicas
- Dor Precordial – Enfarte Agudo do Miocárdio
- Acidente Vascular Cerebral
- Asma
- Lipotimia
- O que fazer?
- Trauma e Fraturas
- Mecanismos de trauma
- Lesões na cabeça, pescoço ou costas (TCE ou TVM)
- Lesões nos ossos, músculos ou articulações
- Atuação numa fratura
- Imobilização de fraturas [parte prática]
- Avaliação
Total de horas: 25 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.
- No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
- No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.
Critérios de avaliação e respetivas ponderações:
- Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
- Avaliação formativa (40%):
- 5% Assiduidade;
- 5% Pontualidade;
- 5% Participação;
- 5% Espirito de Equipa
- 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
- Avaliação sumativa (60%):
- 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)
Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.
Material de apoio/equipamentos: máscara de reanimação cardiorrespiratória, manequins para prática de suporte básico de vida; esfigmomanômetro; estetoscópio; medidor digital de pressão arterial; termómetro digital; lanterna de diagnóstico; tesoura; talas de madeira; compressas, ligaduras, fita adesiva, lençol de urgência e luvas.