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Curso de Nutrição e Suplementação Desportiva

250.00

Adquira conhecimentos e capacidades para situar a importância da alimentação para a saúde, bem-estar e condição física dos indivíduos, adquirindo o conhecimento do papel da dieta e da suplementação na melhoria da composição corporal e do rendimento desportivo. Domine os timings adequados para a ingestão alimentar e para a suplementação desportiva, com vista à melhoria do desempenho desportivo

Destinatários:

  • Licenciados em Desporto, Educação Física e Nutricionistas 
  •  Técnicos portadores da Cédula PROCAFD
  • Quem quiser realizar o curso a Título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional
REF: nutricao-despor Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Situar a importância da alimentação para a saúde, bem-estar e condição física dos indivíduos;
  2. Conhecimento do papel da dieta e da suplementação na melhoria da composição corporal e do rendimento desportivo
  3. Dominar os timings adequados para a ingestão alimentar e para a suplementação desportiva, com vista à melhoria do desempenho desportivo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Distinguir os nutrientes energéticos (proteína, gordura e hidratos de carbono) e não energéticos (vitaminas, minerais e água) bem como a sua função.
  2. Identificar os componentes do gasto energético diário;
  3. Calcular as necessidades energéticas diárias e relacionar com as necessidades humanas;
  4. Reconhecer a importância da nutrição como prevenção e tratamento de várias patologias (obesidade, diabetes tipo 1 e 2, hipercolesterolemia, hipertensão arterial);
  5. Conhecer as especificações da alimentação de um atleta de acordo com o seu objectivo de treino (perda de massa gorda vs hipertrofia);
  6. Cálculo as suas necessidades diárias e de macronutrientes de acordo com o objectivo de treino (perda de massa gorda vs hipertrofia);
  7. Compreender as particularidades da nutrição pré e pós treino;
  8. Distinguir doping de suplemento alimentar;
  9. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de suplementos desportivos e adequá-los ao objectivo do atleta (perda de massa gorda, hipertrofia e melhoria da performance);
  10. Conhecer em que se baseiam os diferentes métodos de avaliação corporal identificando os pontos fortes e pontos fracos de cada método;
  11. Compreender os fatores que levam ao aumento de peso bem como identificar e aplicar estratégias para a sua perda;

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Nutrientes Energéticos e Não Energéticos  (2 horas)
  2. Bioenergética (2 horas)
  3. Nutrição e Patologias (3 horas)
  4. Dieta do Atleta (5 horas)
  5. Substâncias ergogénicas e suplementação (5 horas)
  6. Avalição do Estado Nutricional (2 horas)
  7. Nutrição e Gestão do peso (3 horas)
  8. Os maiores mitos em Nutrição (3 horas)

Total de horas:  25 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos, demonstrativos  e interrogativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Informação adicional

Duração

25

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

10 UC