Descrição
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS GERAIS
- Situar a importância da alimentação para a saúde, bem-estar e condição física dos indivíduos;
- Conhecimento do papel da dieta e da suplementação na melhoria da composição corporal e do rendimento desportivo
- Dominar os timings adequados para a ingestão alimentar e para a suplementação desportiva, com vista à melhoria do desempenho desportivo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Distinguir os nutrientes energéticos (proteína, gordura e hidratos de carbono) e não energéticos (vitaminas, minerais e água) bem como a sua função.
- Identificar os componentes do gasto energético diário;
- Calcular as necessidades energéticas diárias e relacionar com as necessidades humanas;
- Reconhecer a importância da nutrição como prevenção e tratamento de várias patologias (obesidade, diabetes tipo 1 e 2, hipercolesterolemia, hipertensão arterial);
- Conhecer as especificações da alimentação de um atleta de acordo com o seu objectivo de treino (perda de massa gorda vs hipertrofia);
- Cálculo as suas necessidades diárias e de macronutrientes de acordo com o objectivo de treino (perda de massa gorda vs hipertrofia);
- Compreender as particularidades da nutrição pré e pós treino;
- Distinguir doping de suplemento alimentar;
- Identificar e caracterizar os diferentes tipos de suplementos desportivos e adequá-los ao objectivo do atleta (perda de massa gorda, hipertrofia e melhoria da performance);
- Conhecer em que se baseiam os diferentes métodos de avaliação corporal identificando os pontos fortes e pontos fracos de cada método;
- Compreender os fatores que levam ao aumento de peso bem como identificar e aplicar estratégias para a sua perda;
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA
- Nutrientes Energéticos e Não Energéticos (2 horas)
- Bioenergética (2 horas)
- Nutrição e Patologias (3 horas)
- Dieta do Atleta (5 horas)
- Substâncias ergogénicas e suplementação (5 horas)
- Avalição do Estado Nutricional (2 horas)
- Nutrição e Gestão do peso (3 horas)
- Os maiores mitos em Nutrição (3 horas)
Total de horas: 25 horas
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
O processo formativo decorrerá recorrendo de forma alternada a métodos e técnicas de formação assentes numa componente teórica e numa componente prática. Neste sentido, a componente teórica assentará em métodos expositivos, demonstrativos e interrogativos mediados por um conjunto de recursos pedagógicos que permitirão transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos fundamentais e necessários para a realização da componente prática que assentará em momentos práticos recorrendo a métodos ativos que implicarão a participação ativa dos formandos permitindo-lhes mobilizar o que aprenderam. Ao longo destas sessões práticas, e com o apoio do formador, os formandos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam ao longo da formação mediante a realização de um conjunto variado de propostas de trabalho práticas.
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.
- No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
- Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
- No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.
Critérios de avaliação e respetivas ponderações:
- Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
- Avaliação formativa (40%):
- 5% Assiduidade;
- 5% Pontualidade;
- 5% Participação;
- 5% Espirito de Equipa
- 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
- Avaliação sumativa (60%):
- 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)
Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).
O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.
Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.
ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.