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Curso de Massagem Desportiva

245.00

Adquira conhecimentos, capacidades e competências para a avaliar, tratar e uma patologia ou lesão músculo-esquelética e aplicar corretamente técnicas de recuperação terapêutica e desportiva de forma a obter efeitos desejados.

Destinatários

  • Profissionais de Educação Física e Fitness;
  • Profissionais de Saúde que não possuam competências técnico-profissionais nesta área de atuação ou caso possuam que pretendam o seu aperfeiçoamento e/ ou reciclagem;
  • Portadores de cédula profissional;
REF: massagem-desportiva Categoria: Etiqueta:

Descrição

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Adquirir conhecimentos, capacidades e competências para a avaliar, tratar e uma patologia ou lesão músculo-esquelética.
  2. Aplicar corretamente técnicas de recuperação terapêutica e desportiva de forma a obter efeitos desejados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar as diferentes técnicas de recuperação terapêutica e desportiva;
  2. Conhecer as indicações; contraindicações das técnicas, prática especificas.
  3. Aplicar a técnicas de recuperação em diversos contextos desportivos e terapêuticos.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional de iniciação ou aperfeiçoamento de competências.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Regime Presencial

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – CARGA HORÁRIA

  1. Lesões desportivas
  2. Síndrome miofascial
    1. Efeitos, indicações e contraindicações;
    2. Técnicas de aplicação prática.
  3. Ligaduras funcionais:
    1. Ligaduras terapêuticas e desportivas
    2. Efeitos, indicações e contraindicações das ligaduras funcionais
    3. Técnicas de aplicação prática.
  4. Termoterapia e Crioterapia:
    1. Efeitos, indicações e contraindicações das ligaduras funcionais
    2.  Técnicas de aplicação prática.
  5. Aplicação prática da massagem terapêutica e desportiva em diversos contextos
    1. Massagem terapêutica (contraturas, raquialgias, entorses, entre outras…)
    2. Massagem desportiva (pré-competitiva; pós-competitiva)

Total de horas:  25 horas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Metodologias ativas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, para além do método expositivo, demonstrativo e interrogativo o método ativo será privilegiado, assim os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos decorrerá ao longo de todo o curso, e em momentos específicos para o efeito. Assim, a avaliação será concretizada em 3 momentos distintos, mas complementares: avaliação diagnóstica e/ou inicial; avaliação formativa e/ou continua e a avaliação sumativa e/ou final.

  • No início do curso, efetuar-se-á uma avaliação diagnóstica com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este momento permitirá ao formador ajustar objetivos, conteúdos, técnicas e métodos de acordo com as especificidades do grupo de trabalho. Este momento de avaliação não tem qualquer intenção classificativa.
  • Durante o curso, procederemos a uma avaliação formativa sustentada na realização de atividades de avaliação de caracter mais prático como forma de regulação da aprendizagem, servindo para avaliar se os formandos estão a progredir no processo de aprendizagem e permitindo assim fazer os devidos ajustes à formação por parte do formador. Esta avaliação será sustentada num conjunto de critérios que seguidamente apresentamos, bem como a realização de algumas de fichas de trabalho e de exercícios práticos.
  • No final do curso, tendo por base uma avaliação de carater sumativa, pretendemos aferir se os formandos atingiram os objetivos propostos neste curso permitindo-lhes a obtenção de uma classificação final. Esta avaliação será de caracter práticos e permitirá a obtenção no processo final de um certificado de formação profissional.

Critérios de avaliação e respetivas ponderações:

  • Avaliação diagnóstica: não carece de classificação
  • Avaliação formativa (40%):
    • 5% Assiduidade;
    • 5% Pontualidade;
    • 5% Participação;
    • 5% Espirito de Equipa
    • 20% Participação e realização das propostas de trabalho e exercícios práticos;
  • Avaliação sumativa (60%):
    • 60% Avaliação Teórica/Prática (exercícios práticos)

Respeita o critério assiduidade nesta formação é um requisito fundamental, na medida em que existem competências técnicas que só podem ser adquiridas em contexto de formação prática pelo que será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respetivo curso (ver regulamento interno da formação).

O resultado final desta avaliação é expressa quantitativamente numa escala de 1 a 20 valores e resulta da média ponderada dos critérios acima referidos.

Terminada a ação, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um inquérito por questionário para avaliar o nível de satisfação face à formação ministrada (avaliação da reação)

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Videoprojector, cadeiras, mesas de trabalho, armários, quadro branco, apagador e marcadores, folhas brancas, pastas individuais, canetas, documentação fornecida pelo Formador e outro material que este recomende para o desenvolvimento das sessões.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Recursos físicos/espaços: uma sala teórica e outra prática (área total de 31 m2) com capacidade adequada ao número dos formandos (15) e devidamente equipadas com o material necessário ao desenvolvimento de cada ação.

Material de apoio/equipamentos:. Marquesas, papel de marquesa, toalhas turcas, antissético, álcool 70º, óleo base vegetal para massagem, aparelho de eletroterapia; ligaduras funcionais; bolsa de calor terapêutico e gelo.

Informação adicional

Duração

25

Horário

Laboral, Pós-Laboral

Unidades de Crédito Conferidas

5 UC